sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Macaco Pirata

Paulo, o empresário e elementos do Ocarusúpitã.
    A brigada de produção do Grupo Ocarusupitã fechou trato com o restaurante e Espaço Cultural Macaco Pirata para decoração do local oficina e roda de peteca durante os eventos que acontecerão neste inicio de ano ali naquele centro cultural. O Macaco Pirata fic ana praia de Búzios, na divisa com Tabatinga.
.

Peteca Guajirupe

.

   Uma brigada mista do Grupo de Estudos Indígenas de Igapó e Ocarusupitã estive pela segunda vez na cidade de Extremoz realizando os trabalhos de formação de um grupo de Estudos Indígenas nesse antigo aldeamento de caboclos da língua geral e tapuias, então regidos pelos padres jesuítas. A operação foi iniciada na oca de Natam Guagirú de onde se deslocou para as ruínas da Igreja dos Jesuítas onde foram levantar peteca e em seguida foram à Lagoa onde se fez uma reunião de estudos.

Cartilha Brobo

Juruna com sua rembirecó Catupe
 
    Esta sendo elaborada uma cartilha para ser usada no estudo do idioma brobo, falado pelos índios xucurus de Pernambuco, partindo do Dicionário e Breve Gramática do idioma Xucuru, do pesquisador indígena, Juruna Xucuru, morador da Ilha de Joana Bezerra, no bairro do Coque, em Recife.
   A cartilha segue o padrão da de Avãnhe’e, já em uso desde de junho, pelo grupo Ocarusupitã, e logo estará também sendo usada pelos estudiosos deste grupo que se interessam pela cultura tapuia e que estão cobrando aulas deste idioma, outrora, dominante em nosso estado.  

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Peteca Passe Livre.


   E também o jogo dos jovens conscientes que recusam o basquete norte americano que é o esporte dos gigantes africanos pela peteca dos baixinhos potiguares.
É também a brincadeira vista durante as ações do MPL que  negando a alienação do basquete dos “gigantes” Afro-americano exercitam a liberdade, a igualdade e a fraternidade, não deixando a peteca cair, durante as intervalos das  marchas .
    É por fim, anarquista, por não haver nenhum tipo de autoridade necessária para a sua prática( juiz e auxiliares) nem lugares pois não exige arquitetura alguma ou equipamento, nem uniforme ou torcida.
E bom sentir o prazer
 De ser um bom brasileiro
Povo alegre, delicado
Generoso hospitaleiro

Liberdade, Igualdade e Fraternidade


   O lema da República, máxima do humanismo é o eixo deste jogo que estimula a prática da cidadania. Não tendo regras   predeterminadas, é portanto o jogo da liberdade, é igual pois não gera vencedores poderosos e vencidos fracos, ou seja é o jogo da igualdade e como à única regra, todos juntos, se empenham fraternalmente para que a peteca toque no solo, sendo portanto o jogo da fraternidade.

Peteca


  A peteca é o instrumento de um jogo indígena praticado na época da colheita do milho! “Não deixa a peteca cair”, é uma frase dita por todo brasileiro, é regra única deste jogo fraternal onde todos os participantes, sem hierarquia ou destaque, se esforçam para cumprir esta máxima brasileira.