sábado, 13 de julho de 2013

Galeria tapuia.





Camila Guaçu.

  Esta volumosa tapuia é uma entusiasmada adepta da cultura indígena. Participa da Oficina de Cultura e Idioma Guarani que os Grupos de Estudos de Igapó, Ocarausú e Rovipitã estão realizando na sala 78 do campus do Instituto Federal do Centro de Natal, nas quarta-feira a tarde e frequenta  os encontros do Grupos Ocarausupitã no Bar Eletrocana, nas tardes de sexta-feira.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Flagrantes da Cultura Indígena.




Ainda Viva São João!
   Murici é a marca desses fogos cuja embalagem não revela a sua procedência, mas que o termo utilizado para o tipo de artefato, ou seja, “Estalos de Salão” no lugar de “Chumbinho”, que é a palavra a qual usamos, denuncia uma origem distante. Já a marca Murici, é um vocábulo comum a todo o país do Pindorama, pois denomina uma frutinha amarela, miudinha, mas muito saborosa e por tanto muito apreciada, mesmo com toda dificuldade da coleta desta frutinha tão miúda.
   Durante a Guerra de Canutos os Coronel Tamarino proferiu a Ordem do Dia mais exótica de toda historia do Exercito Brasileiro: "em tempo de murici, cada um cuide de si".


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mova Brasil indígena.

Turma do Mova Brasil de Rio dos Índios.
  Duas turmas do projeto Mova Brasil, foram formadas por elementos de grupos que estão em vias de reconhecimento de suas identidades indígenas, à exemplos de outros grupos que estiveram esse reconhecimento feito por antropólogos que fez a FUNAI vir se instalar no nosso Rio Grande para trabalhar no processo de demarcação dos cinco territórios destes grupos que já foram reconhecidos.
   As turmas de Tapará e do Rio dos Índios estão mostrando bons resultados o que já garantiu a existência destas turmas no próximo ano inclusive com ampliação do trabalho em Rio dos Índios.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Flagrantes da Cultura Indígena.

A toca do Pajé.


   Diego Acanguaçú cy omanõ e portanto foi preciso lançar mão dos serviços do Pajé, que mora na localidade de Sitio, em Ceará-mirim, proprietário deste restaurante hoje em questão. Este distinto Senhor batizou seu estabelecimento comercial usando duas palavras do nosso idioma: toca = casa e pajé = sacerdote. 
   Embora o citado indivíduo seja assim conhecido, exerce a função de coveiro no cemitério daquela localidade.

Glossário:
Acanguaçú cy omanõ : a mãe de Cabeça Grande morreu.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

seguem as aulas de guarani no Eletro Cana.


   Por motivo do toró  que caiu na sexta passada, a aula aconteceu na Serigrafia do Sibanac, agora utilizando a cartilha que nosso grupo está produzindo, com o auxilio do computador, pela internet pelo tal facebuque.

Decoração junina


   Os inimigos do Brasil trabalham para destruir as tradições, base da nossa cultura, sustentáculo da unidade de nosso pais que apesar de grande tem uma cultura única, uma proeza para um país tão grande quanto o nosso. Nas praças e transportes coletivos, vemos estes crentes protestantes falando mal de nossas festas populares tais como o carnaval e passam por onde se metem, murmurando contra a fumaça das fogueiras juninas. Porém os verdadeiros brasileiros resistem bravamente ao trabalho nefasto dos traidores integrantes da Quinta Coluna, em alguns casos chega-se até a um certo exagero, como no caso deste ônibus que teve seu interior decorado com bandeirinhas,
   Lindo foi este canteiro nesta rotatória no cruzamento da Rua Jaguarari com a Avenida Três. Felizmente tudo passa e o tempo de alienação da Bispa Micarla, com festa pra inaugurar praça de Bríbria já passou e Natal pode novamente se foltar para cultuar a sua própria identidade.

domingo, 7 de julho de 2013

cartilha de tupi em produção acelerada

 




   37 páginas da Cartilha do Idioma Avánhe'e já foram produzidas pelo Grupo de Estudos Indígenas do Igapó e utilizado nas reuniões dos Grupos de Estudos Indígenas da Oficina de Estudo da Cultura e Idioma Guarani que esta acontecendo no Campus do Instituto Federal da Rua Rio Branco, no Bar Eletrocana na Rua Frei Miguelinho e no Amarelão. 
   Eis aí as ultimas que foram produzidas.