quinta-feira, 7 de março de 2013

Ketse creche = yvyrá = arboru.



Oiticica.
   Esta arvore é incomum, aqui no litoral. Ocorre com frequência no alto sertão, nas proximidades de alagados. Do seu fruto é extraída uma substancia muito inflamável usada nas indústrias locais produtoras da pasta de oiticica a qual é por sua vez, vendida para a indústria Cearense.
   A etimologia da palavra nos é desconhecida. Seus frutos lembram o do oitizeiro, porém nunca fica amarelo igual ao oiti, quando maduro. As folhas são grandes, de um verde esmeralda muito escuro.

quarta-feira, 6 de março de 2013

galeria tapuia


  Taispo narobiado.
    A natureza dos ameríndios em geral, é ser desconfiado. O “taispo” da foto é cabreiro com as possibilidades de sabotagem na internet, como no recente caso do Blog “Irmã Zuleide”. Dessa forma sua imagem vai editada sem nome. Tapuio de elevada estatura, trabalha com serviço de segurança e consequentemente é praticante de artes marciais. Assume a sua identidade indígena e relembra o “taispo” que quando era estudante de ensino fundamental, participou da montagem de um texto teatral encenando a figura do índio Poti.
irmã zuleide

terça-feira, 5 de março de 2013

Motyrum Taparápe.



    Aucides Jurupari e Diego Acanguasú foram à Lagoa de Tapará no município de São Gonçalo do Amarante para conhecerem a comunidade dos Tapuios de Tapará e traçar planos de ação. Além dos caboclos citados os acompanhou o caboclo Locha, estudioso da cultura indígena dos idos de 80, poeta, animador cultural, artista plástico e publicitário que exerceu cargo público na Prefeitura de São Gonçalo.
   Francisca Bezerra , uma destacada tapuia de Tapará nos informou que cerca de 30 famílias compõem a comunidade e que alguns problemas afligem a comunidade como o fato de uma construtora que anda a fazer escavações de poços artesianos que vem prejudicando a dita comunidade além do acesso à lagoa de Tapará que um potentado local achou de impedir. Em reunião posterior, com a presença de representantes da FUNAI  e APOINE foram traçadas estrategias para enfrentar tais situações e para isso foi contactado o CRDH.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dudé, Cantofa e Jandi

Foto
Bastidores da gravação do Disco Compacto de Dudé Viana. A cena é da faixa, O Romance de Cantofa e Jandi  de  autoria de Aucides Sales. O cenário é na Barragem de Santa Cruz, na Cidade de Apodi. A cabocla paiacu, Lúcia Tavares  participa do elenco se fazendo de Luiza Cantofa..

Flagrantes da Cultura Indígena.



O cabo de guerra.
Esta brincadeira é conhecida hoje pelo mundo inteiro, não dá convicção de sua origem indígena. Como  única provas temos a fábula do “Jabuti e o gigante Caipora” e a inclusão da competição nas olimpíadas indígenas que ocorrem todo ano.
O mais é incerteza.