sábado, 2 de março de 2013

“ Botem a historia na rua”


  Escutamos esta frase dos lábios do Mestre Cascudo, mas éramos quadrinistas e o bloco era uma imagem. Porém Roberto Refoles fez “ipse litere” o pedido do Cascudinho: botou seu bloco “Piratas do Refoles” a serviço da historia, desfilando no carnaval pela ruas do Bairro  do Alecrim, lembrando o Capitão Refoles, corsário francês cujo porto para sua frota de 20 navios, é hoje a Base de Fuzileiros Naval, construído no local então conhecido por “Nau do Refoles”. Robertão como também é conhecido realiza intensa pesquisa sobre a historia do Bairro do Alecrim e seu antigo patrono, o Capitão Refoles.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Aviso aos navegantes.








   Continuam as aulas de cultura indígena e idioma guarani, nas quintas-feiras à tarde no Carreful da ZN e nas sextas na Serigrafia Sibanac, na Rua Frei Miguelino na Ribeira. Acho que não precisamos dizer que é grátis.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

primeira reunião na sede da CTL da FUNAI


   Aconteceu neste 25 de fevereiro, a primeira reunião na nova sede da CTL da FUNAI, reunindo lideranças com um militante e o Coordenador da dita CTL. A pauta da reunião composta de vários pontos tinha como o principal a avaliação dos resultados negativos para o Movimento Indígena do RN, das rusgas surgidas em meados do ano passado entre militantes e lideranças. Os motivos das divergências foram expostos e devidamente discutidos e assim esclarecidas as dúvidas e para a felicidade da nossa nação, chegou-se a um consenso sobre os pontos conflitantes e restabelecido o clima de cordialidade que sempre no nosso Movimento.
   A  FUNAI, estabelecida em nosso estado desde 2009, ocupava um sala da sede o IBAMA, mas agora dispõe de uma casa localizada atrás do prédio  da Federação das Indústrias no bairro de Lagoa Nova.

Teatro experimental.



Nathaly Perfilkétchua.
  Aluna do IF, .matriculada no Curso de Produção Cultural, Nathaly dirigiu um grupo teatral de linha brechniana, durante o desenvolvimento de um projeto da Casa da Ribeira. Para manter vivo o grupo “pos morten” ao dito projeto, resolveram montar com o auxilio do GEI Ocarauçupitã, um espaço para suas atividades básicas.
   A parceria nasceu da participação da Nathaly nos encontros do Ocarauçupitã, nas sextas à tarde no Eletro Cana, e agora na  Serigrafia Sibanac, fazendo a aproximação dos  dois grupos que tramam novas ações, unindo Teatro e Cultura Indígena. Jogos é o foco.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Crexe/ ca’a/ flora.


Xanana araitê.
   E como diz o poeta Diógenes, é mesmo a xanana “a flor mais bonita de Natal”. Hoje ela se espalha em largas touceiras e já dominam timidamente os meio fio das calçadas, sorrindo aos passantes das 6 às 10 horas  da manhã, quando voltam lentamente a se fechar, chegando à noite quase invisível, tímida dormindo até o sol quebrar a aurora e ela acordar novamente com sua inúmeras companheiras matinais.

Glossário
Aritê = festa. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Amancuite/ nhantu’i/ fauna.


Maribondo Boca-Torta/ Cavichu’i.

  A palavra “maribondo” é africana. No Pará se diz “caba”. Cavi  significa pequena vespa. Cavichu’i é um tipo de  vespa pequenina, que fazem suas colmeias com a entrada meio de lado, dai no Brasil ser chamado de Boca-Torta.
   A picada desse maribondo, é como uma brasa na pele, provoca rápida inchação, por esse motivo, na Guerra do Paraguai, foi editado pelo governo paraguaio, o jornaleco  intitulado “Cavichu’i” ilustrado fartamente por xilogravuras muito expressivas e redigido em guarani.

Glossário.
Cavi = maribondezinho.
Chu’i = minúsculo.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Crexe/ yvyrá/ arborum


Ypê florido.
   Próximo a Santo Antônio dos Barreiros havia uma matinha da qual sobrou este majestoso ypê, hoje em plena floração. Esta linda arvore também chamada de Pau d’Arco por obvio motivo, ocorre em toda mata Atlântica se estendendo até o Paraguai, sendo ali, um dos símbolos da cultura desse país, nosso irmão.
Glossário:
Crexe = arvore.