sábado, 11 de maio de 2013

Flagrantes da Cultura Indígena.


Índios? Presente!!
  A despeito da Imprensa Nacional noticiar todo dia do índio, que os dois únicos estado onde os índios foram dizimados, são Piauí e Rio Grande do Norte. Sabemos que Extremoz, S.J. de Mipibú, Vila Flor, Portalegre, Açú e Caraúbas, são cidades fundadas por população indígenas no século XVIII, ou seja depois  da Guerra dos Bárbaros quando nascem as cincos primeiras vilas do nosso estado, todos de populações formados  de índios aliados ou índios revoltados que fizeram acordo de Paz, recebendo assim terras e gado.
  Como reforço a esta prova, podemos citar o fato de estar a FUNAI instalada aqui no Rio Grade do Norte à cerca de três anos. Prova real, mas muitos silenciosa. Porém uma prova muito barulhenta aconteceu na manhã desta sexta-feira passada, dia 26 de Abril. Indígenas, militantes e simpatizante do Movimento Indígena do Rio Grande marcharam da Praça Cívica, para o Centro de Natal, fazendo duas paradas estratégicas, uma no IBGE e a outra na Procuradoria de Justiça do Estado onde foram recebidos as suas lideranças que apresentaram suas petições.
   Estes indígenas reunidos à dois dias em Ponta Negra, discutiam estratégias de ação e a eleição de representantes estaduais da APOINE (Associação dos Povos Indígenas do Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário