sexta-feira, 3 de maio de 2013



O movimento indígena do Rio Grande do Norte fez ato de repúdio contra os dados do Censo de 2010, emitido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os indígenas afirmam que os dados não reflete um número confiável da realidade populacional das comunidades indígenas do Estado Potiguar.
O protesto aconteceu as às 10 horas do dia 26 de abril de 2013 em frente ao prédio do IBGE, localizado na Avenida Prudente de Morais, Petrópolis em Natal.
Os indígenas contaram com o apoio do Motyrum Indígena, Grupo Paraupaba e estudantes da UFRN que juntos cantaram e dançaram ao som dos tambores e maracas e em pouco tempo um funcionário do IBGE convidou Tayse Campos/coordenação da APOINME/RN pra saber qual a reinvindicação dos indígenas. Após uma breve negociação foi criada uma comissão para conversar com os representantes do IBGE.
A comissão escolhida foi: Tayse Campos (APOINME/RN e comunidade Amarelão/João Câmara); Francisco Joaquim Neto (liderança da comunidade Caboclos/Assú); Manoel Leôncio do Nascimento (Cacique da Comunidade Sagi, Trabanda - Baía Formosa); José Luiz Soares (Cacique da Comunidade Catu – Goianinha/Canguaretama); Lenilton Lima (fotógrafo e apoiador do movimento indígena do RN) e Jussara Galhardo (antropóloga apoiadora do movimento indígena do RN).
Na audiência os representantes do IBGE, assumiram o compromisso de que no Censo de 2015, os indígenas seriam convidados para compor as comissões municipais de planejamento dos trabalhos nos municípios onde existam comunidades indígenas.
A preocupação do movimento é que recursos importantes para educação e saúde não chegam para as comunidades indígenas já que órgãos como MEC e MS se baseiam pelos dados oficiais do IBGE.
Infelizmente os dados oficiais não retratam a realidade estadual e brasileira, indígenas e caboclos são contados como pardos e terminam sendo computados como negros.
 O Rio Grande do Norte não é um cemitério de índios e sim é moradia de milhares deles, índios que se orgulham de sua terra, seus costumes e tradições. Disse em discurso Luiz Catu.
(transposto do blogue de Leniltom Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário