quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Historia de Caboclo.

Seu Binga e a Vaca Magra.
    Um péssimo vizinho para “Seu Binga”, era um parente do ex-governador, dispondo de bastante recursos e tendo seu sítio situado em local mais abaixo das terras do velho Binga, o fazendeiro repensava as águas do rio, durante as enchentes do inverno, na divisa com terras do velho que tinha então toda a roça de vazante, inundada, mas o capim do fazendeiro não sofriam mode a represa, feita em lonas plásticas, próprias para este fim.
    Seu Binga foi reclamar, porem o arrogante e todo poderoso fazendeiro, fez de ouvido mercador e o pratriarca recorreu à justiça, porém o dono rasgava as intimações do Juiz. Os caboclos resolveram agir e se prepararam. Vieram as chuvas e a cheia no vale alagou o roçado do povo de Seu Binga, graças à reprezinha do vizinho. A caboclada preparada pro traquejo, desce pro vale, às pressas levando ferramenta e o velho Binga, um tamborete, sua velha e famosa espingarda 36. Os caboclos arrobaram a “represa” do valentão e voltaram pra cima do barraco, onde ficara Seu Binga, no seu tamborete, tempo por bengala a 36.
   Logo “riscou” ali o bichão, com os filhos e os “babão”! Vendo Seu Binga encastelado no barranco escorando o cotovelo na boca da espingarda, o vizinho  gritou desolado para o velho que continuava impávido
- Seu Binga, vai atrair em mim?
Serenamente o ancião respondeu:
- Atirei no boi gordo do meu patrão, não vou atirar numa vaca magra que me deve!?
   Se calaram, saíram e ficou por isso mesmo.

                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário