sábado, 6 de outubro de 2012

Petecas e Planfetos


Estando caçando
não tendo cachorro
carregue um bichano


    A imprensa deu até agora, pouco espaço para a noticia da lei que da titulo de Herói Nacional ao índio Poty, o Dom Antônio Felipe Camarão. A Tribuna do Norte deu informação em primeira mão e outros jornais locais tintinaram notas vagas.Isso não impede que guerrilhemos com nossas armas. A Fundação José Augusto nos doou 5.000 panfletos com a noticia da lei e estamos fabricando petecas com a informação impressa na parte inferior da almofada.




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Personagem da Historia Indigena.


Alunos e ex-alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela. durante
atividade cívica na Rua Felipe /Camarão
Padre Manoel de Morais.
     



Natural de São Paulo, Manoel de Morais era um índio guarani que resolveu ser bandeirante, depois decidiu ser jesuíta e assim fez, vindo então com mais dois padres da Companhia ao Rio Grande em junho de 1612 quando foi inaugurado uma capela consagrada à N.S. da Soledade, na aldeia velha do Igapó, no outeiro Yvyjaterum. O chefe Potyguaçu foi batizado Antônio Felipe Camarão, seu filho que recebera o mesmo nome, foi levado pelo padre índio, para a aldeia de Merety na Paraíba e depois para a aldeia de Muçui em Pernambuco.
(continua).

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

tupi no eletro bar


Quer matar papai, ôião?


  esta sexta feira passada a aula de guarani ficou mais divertida ainda. Eis que de repente nos aparece o misterioso fotógrafo Henrique José arrudiado de uma curriola de rapazes e moças... Me erguendo nos pés de trás, grito a senha: HENRIQUE!! SAQUE A SUA YUÁSCA!!!!!
   E nesta sexta tem mais aula de idioma e cultura guarani!!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

03 de Outubro, dia dos Mártires de URUAÇU.





Dom Antônio Felipe Camarão                                                                                                                                                                                                                                      
                 Camarão Potiguaçu, o Vingador
                 Camarão Potiguaçu, sanguinador
                 Camarão Potiguaçu, o Matador       (ponto de Potiguaçu)

   Louvado seja, o Santíssimo Sacramento! "A frase soa como uma bofetada no Pastor que em “ato continum” cortou a garganta do católico teimoso, que se negava a “aceitar” a Religião Reformada por Calvino. Jesus também é juiz!? De outro teimoso arrancaram o coração pelas costas, a outra católica, deceparam os pés e as mãos, deixando sangrar até morrer!!!
   Vilela Cide, Matias Moreira e o padre Ambrósio Ferro são nomes de mártires que a historia  guarda e evidencia, dentre os 36 que ali foram mortos, naquele 03 de Outubro de 1645.
   Vingança! Rugem os católicos. Govenador dos Índios, Dom Antônio Felipe Camarão do povo potiguara, tomou pra se esta missão. Vindo de Pernambuco para o Engenho Cunhaú, massacrando 100 tapuias que haviam acampado no local chamado Ilha do Maranhão.  


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Galeria Tapuia.


Odinélia Targino.

   Apesar da pele alva, Odinélia guarda todos os traços e porte de uma tapuia tarairú. Desse povo siberiano, ela herdou o esqueleto, o rosto, estrutura, etc...
   É graduada em Ensino de Artes, especialista em Artes Plásticas, funcionária da Fundação Jose Augusto, esteve uma temporada no Rio Grande do Sul, de onde trouxe César, o seu marido.

“tapuia, índia tapuia,
Tapuia de Canindé!
Cadê minha machadinha
Minha flecha, e meu coite?”

domingo, 30 de setembro de 2012

flagrantes da cultura indigena


Cherimbabo.

   Na região do Mato Grande (João Câmara) o termo “cherimbaba” significa o individuo bajulador de algum ricaço. É um termo de origem tupi e quer dizer “animal de estimação”. Vem do pronome “meu” (che) e do substantivo mascote (rymbá). Para animal de caça a palavras é “so'o”.
   O “rymbá” em questão é um “paracau”, tipo de papagaio falador. Outro tipo de papagaio é o “tu’im”, aquele que tem a cabeça amarela, como baixa reputação de falador