sábado, 18 de agosto de 2012

Não deixe a peteca cair!!!

    GUARANI NO ELETRO CANA

    Além das aulas de guarani as reuniões do Grupo de Estudos Ocarausú pitã está organizando um jogo de PETECA defronte a Rodoviária velha. O número de participantes aumenta a cada semana.
   As aulas acontecem nas sextas feiras a partir das 14 horas...grátis e livre.

e como já dizia Pedro Pereira...

Ketsi gonegomigo/ca'a porã/flora pulcre.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Eletro cana pe

Acãgussú, Cuia Mirim, Nim'a...
  Prossegue as reuniões do Grupo de Estudos Indígenas Ocarussupitã no Bar Eletro Cana. São abertas para debates e seções de perguntas entremeadas de esplanações sobre temas da Cultura Indígena em especial sobre o idioma guarani.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Brigada Felipe Camarão na Escola I. Arcangela

Tenente Halley
    Uma equipe da Brigada Felipe Camarão do Exército esteve em ação na Escola Municipal Irmã Arcângela esteve neste dia 13 de agosto para realizar palestra sobre a Batalha dos Guararapes e sua importância para o nascimento da pátria, Brasil!!!

Historias de Caboclos.

Toinho Miranda, o Voz de Ouro, mão de diamante, nosso primeiro professor de arte. Saravá!!!
Cesário III.

     Cabrero com as bravatas do caboclo Cesário, Paulo Roçadeira resolveu experimentar o índio e ver se a bravata era infundada. Seguiu o caboclo por uma rua que um lado era fundo de casa e do outro, um açude, mato e o cemitério. Paulo botou o cavalo “por cima” de Cesário e este pressentindo o perigo pelo barulho do tropel, saltou longe, caindo em posição de tiro, apontando o dito Shunt e West, Roçadeira pediu desculpas, alegou desembesto do cavalo.
     O pistoleiro viu que poderia virar almoço do caboclo, antes de faze-lo de janta e resolveu chamar um comparsa,  o Zé Chico.
   Toinho Miranda, o Voz de Ouro de Caraúbas, participava dos treinos de tiro que o caboclo fazia no muro de Clube Social de Caraúbas, usando caixas de fósforos como alvo. Toinho botava as caixas e via que ele não errava um tiro, acertando sempre o centro da caixa, fazendo “avoar” palito pra todo lado.
(continua).

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Curso de Tupi no Bar Eletro Cana


    As aulas de idioma tupi no bar Eletro Cana tiveram sequencia esta semana com mais gente na roda. Os perrengues do grupo Acararuçú pitã estão se chegando. Faltou Kuã, mas veio Kuãmiringuera... Chegaram Ninha e Messias.






Mateus, Rodolfo. Edwim, Juninho, Igor e Betinho



Turma de aceleração em Ensino de Artes  
O encontro para o estudo e troca de informações rendeu a rearticulação da oficina de artesanato desativada a um bom tempo, reiniciada na E. M. Irmã Arcângela na terça da semana passada. Esta oficina produziu maracas e flautas e hoje esta ensaiando a produção de petecas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Parentes.


Seu Zé Bitu.

    Esse é mestre que faz e toca flauta, na tribo dos potiguares da Baia da traição, na Paraíba. A sua flauta tem apenas quatro buracos para os dedos e o bocal é feito com cera de abelha arapuá. Ele é da aldeia de Acajutybiró e é quem toca flauta no toré.
    Atualmente, seu Bitu mora no Rio Grande no Norte, na cidade de Canguaretama, próximo dos parentes do Catu e da localidade de Caboclos. Veio com sua clã de aproximadamente, 30 pessoas morar no bairro chamado Lagoa de São João na Rua da Palha, local da antiga aldeia de Paiacuaçu, que ali existiu no início do século XVIII.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Natal

Natal, 13 de Agosto de 2012 | Atualizado às 20:20

Felipe Camarão é o primeiro potiguar a ser considerado herói nacional

Publicação: 08 de Agosto de 2012 às 14:03
tamanho do texto A+ A-

O Diário Oficial da União da última terça (7) publicou a Lei nº 12.701 de 6 de agosto de 2012. A lei é responsável por inscrever nomes da história e cultura nordestina, os heróis da Batalha de Guararapes, no Livro dos Heróis da Pátria. Esses nomes incluem Felipe Camarão, tornando-o o primeiro norte-riograndense considerado herói nacional.

Também serão inclusos no Livro dos Heróis da Pátria os seguintes nomes: João Fernandes Vieira, Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Antônio Dias Cardoso, além de Antônio Felipe Camarão. O livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Para conseguir esta inscrição dos Herois da Batalha de Guararapes como heróis nacionais, o professor e pesquisador Alcides Sales junto ao Coronel Reis, Assessor Parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Estado, que recebe a denominação histórica de Batalhão Felipe Camarão, precisaram procurar as três instâncias governamentais.

Em 2009 houve uma homenagem à Felipe Camarão com a Banda de Música da Brigada apresentando, pela primeira vez, o Dobrado Felipe Camarão composto pelo Cabo Jeferson. Após a apresentação e encontro com o professor, conseguiram, em 2009, tornar Felipe Camarão herói municipal. Em dezembro daquele ano o vereador Franklin Capistrano conseguiu a aprovação do seu projeto de lei.

Estimulado pela conquista, o Coronel Reis e o professor Alcides Soares, procuraram a Assembleia Legislativa para sugerir o projeto de lei que tornasse Felipe Camarão herói estadual. Em dezembro de 2010 o deputado estadual Hermano Moraes conseguiu também a aprovação do projeto. Logo, com a aprovação nas duas instâncias como herói reconhecido pelo governo, a procura de torná-lo herói nacional, Coronel Reis soube que Marcos Maciel, senador pelo Estado de Pernambuco, já estava com um projeto de lei, que pedia os Heróis da Batalha de Guararapes (que aconteceu na época do Brasil Colônia no Estado de Pernambuco), a ser debatido no Congresso.

Escrito o projeto de lei, os senadores aprovaram a inclusão dos nomes da Batalha de Guararapes no Livro dos Heróis da Pátria, tornando Felipe Camarão o primeiro potiguar a ser considerado herói nacional, além das instâncias municipais e estaduais, junto aos demais heróis da Batalha de Guararapes, heróis nacionais.

palestra sobre a Batalha dos Guararapes na Irmã Arcângela

    o Tenente Halley proferiu brilhante palestra sobre a Batalha dos Guararapes e a formação do Exército Brasileiro assim como funciona a Brigada Felipe Camarão e a importância deste personagem para a história do Brasil e para o povo de Igapó além da participação da Escola Irmã Arcângela no processo de elevação do igapoense ao estatus de herói nacional, estadual e municipal.

Ketsi =caá =flora.


Jucá.

“É mais torto do que pau de jucá”

      Este é um pé novo de jucá. Quando adulta é uma grande árvore de madeira muito dura da qual os tupis usam pra fazer o tacape. Uma particularidade de seus galhos, é que todos apresentam grande tortuosidade sendo quase impossível tirar uma vara linheira. A palavra jucá, quer dizer MATAR no idioma tupí.  

E isso nos contaram os Mestres e morubíxas

Aucides e Birico na sala dos cabocolinhos, em Ceara Mirim.

   Na casa do mestre Birico, lhe perguntamos sobre o jogo da peteca. Ele nos informou que era praticado pelo grupo de cabocolinhos, por ser quase de uma só família, apenas três dias no ano, nos dias dos santos juninos, Santo Antônio, São João e são Pedro.
    A peteca era feita com palha de milho, cheia de “cabelo de milho”, formavam equipes de quatro jogadores contando ponto pra a equipe que não deixasse a peteca cair.

domingo, 12 de agosto de 2012

Palestra sobre Batalha dos Guararapes na I Arcângela

Cena da Batalha dos Guararapes retratada por anonimo por encomenda de F. Vieira.

  

  Amanhã, na Escola Municipal Irmã Arcângela, haverá uma palestra sobre a Batalha dos Guararapes e sua importância para o povo de Igapó que diariamente vê esta palavra nos ônibus que transportam os operários desta renomada fábrica de confecções. O Coronel Gaier será o palestrante e vai expor a importância deste episódio para o povo potiguar, em especial para os moradores de Igapó, bairro onde viveu sua infância o agora HERÓI NACIONAL, Dom Antonio Felipe Camarão o qual obteve esse título por sua participação na BATALHA DOS GUARARAPES a frente dos índios que formavam a maioria dos combatentes.