quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA DOS INDIOS NO RIO DOS INDIOS

     Estão acontecendo os preparativos finas para as comemorações do Dia dos Índios na localidade Rio dos Índios em Ceará Mirim. Hoje, houveram atividades com a gurizada e reunião com as professoras na Escola Municipal Conceição Marques. 

         Foram ensaiada a dança do toré e os jogos da peteca e cabo de guerra (a cargo dos componentes do G. E. Ocarusúpitã) além de contação de estória indígenas.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Funai mulher

            Este   é   Martinho Andrade, funcionário da Fundação Nacional do Índio responsável pelas atividades desta fundação em nosso estado. Ele estará a partir de segunda feira em Açu, capital do reino tapuio, a frente de um tal encontro de mulheres indígenas que se estenderá até o dia 18.
    Este é o segundo encontro de mulheres indígenas que as indígenas potiguares participam. fica a dúvida: por que os homens, os idosos, os jovens e crianças são tratados pela FUNAI separadamente??? Não é assim que reza as tradições indígenas!!!! As crianças precisam andar junto aos idosos para receberem destes as tradições,os jovens perto dos adultos para serem inseridos nas práticas culturais das tribos e os homens junto com suas mulheres. Qual é o objetivo da FUNAI fazendo separação de nosso povo por gênero e idade???? Qual é o conhecimento que tem essa fundação para agir assim???? Trata-se de pedidos de lideranças de algum povo ou é imposição da ONU ???? Não podemos ficar a merce da vontade dos juruás (europeus) e alguém tem que nos explicar por que isto está ocorrendo.                                                                   Lembro aqui a máxima de Nicolau Maquiavel: "dividir para reinar