segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Universo Guarani em Expansão.



Dia do Índio no Escola João Lino, no Catu em Canguaretama.
   Quanto mais o governo dos Europeus “sacaneia” nosso povo, os capangas dos fazendeiros matam nossos tuixás, posseiros e garimpeiros invadem nosso território, mais cresce entre a juventude urbana, estudantes e artistas, a simpatia pelo verdadeiro povo brasileiro, avós de todos nós, mestiços do Pindorama.
 Em Natal, o estudo do idioma da nação tupi/guarani, nestes 32 anos de militância, vem se expandindo e gerando proveitosos frutos. Iniciado em 1980 pelo movimento artístico literário Circuito Suburbano, composto por Locha, Chales, Yale, Léo Ventura, Cleudo, Venâncio, Pedro Pereira, João Marcelino, Novenil Barros, e outros integrantes. Fizeram edições, estudos regulares, cursos e palestras que formou bom número de tupinólogos, havendo entusiastas tipo Emanuel Amaral e Sopa d’Ossos, que se dedicam também a difusão e ensino, como no caso do Mestre Sopa que da aulas de tupi em Jiqui.
 Por nosso lado mantemos quatro pontos de ensino: em Canguaretama, na escola Municipal João Lino em Natal, na Escola Municipal Irmã Arcângela, na programação dos projetos de atividades da Classe de Adiantamento, no Bar Eletro localizado no bairro da Ribeira onde os encontros ocorrem nas sextas-feiras à parti da 14 horas. O grupo mais novo se reúne no "salão da comida do Norte Xopi” nas quintas-feiras a parti das 17 horas. Estas ações são coordenados pelos grupo de Estudos Indígena do Igapó e do Ocarausupitã.  
    Já Haroldo Brito, o Sopa d'Ossos, ministra aulas de tupi antigo em Jiqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário