sábado, 25 de agosto de 2012

Histórias de Caboclos


  

Cesário da Cajazeira V.

    Roçadeira sumiu por uns tempos. Os caboclos irmãos do rapazinho que Cesário matara, tinham uma branca na feira de Caraúbas e foi ali que reapareceu barbudo, anunciou que ia fazer a encomenda depois da festa dos Padroeiros.
    Lembro-me do filho mais velho de Cesário de Cajazeira, dois menores e duas mocinhas. Uma delas já tinha arranjado um namoro com um rapaz de Caraúbas. Surpreendi Seu Cesário cortando o cabelo do filho, usando uma tesoura, e uma cuia. Eram sim, caboclos, diziam minhas tias ao escutar minha descoberta. O mais velho era bom caçador. Voltava do mato trazendo preá, morto a tiro de espingarda de soca.
    Éramos caboclos, e as nossas famílias ensaiavam uma amizade. O rapaz e o Cesário iam todos os dias com Seu Miltom e eu, tirar leite das vacas dos Saldanha, no casarão do finado “Quincas”. O velho Miltom sempre vinha na frente e os caboclos atrás. Foi nesse trajeto que os pistoleiros escolheram para dar fim ao caboclo Cesário. Era uma estrada deserta, de um Km apx. Cruzava uma riachinho vindo do açude, e ali próximo, duas moitas de mufumbo, uma de cada lado, fechada, mais alta que um cara. Ali eles se esconderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário