segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Natal

Natal, 13 de Agosto de 2012 | Atualizado às 20:20

Felipe Camarão é o primeiro potiguar a ser considerado herói nacional

Publicação: 08 de Agosto de 2012 às 14:03
tamanho do texto A+ A-

O Diário Oficial da União da última terça (7) publicou a Lei nº 12.701 de 6 de agosto de 2012. A lei é responsável por inscrever nomes da história e cultura nordestina, os heróis da Batalha de Guararapes, no Livro dos Heróis da Pátria. Esses nomes incluem Felipe Camarão, tornando-o o primeiro norte-riograndense considerado herói nacional.

Também serão inclusos no Livro dos Heróis da Pátria os seguintes nomes: João Fernandes Vieira, Francisco Barreto de Menezes, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias e Antônio Dias Cardoso, além de Antônio Felipe Camarão. O livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Para conseguir esta inscrição dos Herois da Batalha de Guararapes como heróis nacionais, o professor e pesquisador Alcides Sales junto ao Coronel Reis, Assessor Parlamentar da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada do Estado, que recebe a denominação histórica de Batalhão Felipe Camarão, precisaram procurar as três instâncias governamentais.

Em 2009 houve uma homenagem à Felipe Camarão com a Banda de Música da Brigada apresentando, pela primeira vez, o Dobrado Felipe Camarão composto pelo Cabo Jeferson. Após a apresentação e encontro com o professor, conseguiram, em 2009, tornar Felipe Camarão herói municipal. Em dezembro daquele ano o vereador Franklin Capistrano conseguiu a aprovação do seu projeto de lei.

Estimulado pela conquista, o Coronel Reis e o professor Alcides Soares, procuraram a Assembleia Legislativa para sugerir o projeto de lei que tornasse Felipe Camarão herói estadual. Em dezembro de 2010 o deputado estadual Hermano Moraes conseguiu também a aprovação do projeto. Logo, com a aprovação nas duas instâncias como herói reconhecido pelo governo, a procura de torná-lo herói nacional, Coronel Reis soube que Marcos Maciel, senador pelo Estado de Pernambuco, já estava com um projeto de lei, que pedia os Heróis da Batalha de Guararapes (que aconteceu na época do Brasil Colônia no Estado de Pernambuco), a ser debatido no Congresso.

Escrito o projeto de lei, os senadores aprovaram a inclusão dos nomes da Batalha de Guararapes no Livro dos Heróis da Pátria, tornando Felipe Camarão o primeiro potiguar a ser considerado herói nacional, além das instâncias municipais e estaduais, junto aos demais heróis da Batalha de Guararapes, heróis nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário