segunda-feira, 2 de julho de 2012

Grupo de Estudos Indígenas


   
 O grupo de Estudos Indígenas de Igapó, tem realizado estudos e eventos para divulgar a cultura principalmente do tronco tupi guarani, resultando assim em seis falantes do idioma guarani, dez estudantes e dois falantes nativos que se agregaram ao grupo de estudo do guarani, vinte participantes  da dança do toré, contra regra, mestres cenas, oficinas de artesanato, além de um intercâmbio com algumas comunidades indígenas dessa nação.
     No final do ano passado foram iniciados os estudos do tronco macro gê, começando com uma visita a uma aldeia por estudiosos da cultura dessa nação iniciando um intercâmbio que renderam cinco viagens entre os grupos articulados em Natal e Recife.
   O estudo do idioma Brobo, falado pelos Xucurus é o mesmo do Janduis, começa a seu estudo pelos principais integrantes, para a alegria do “parente” Auá Catu que sendo da tribo Canela, e falante nativo de uma língua do mesmo tronco.
      Os estudos bibliográficos nos levaram a localizar a tribo do Panatis, hoje habitantes de Vila-Flor. São tapuias da nação dos janduis existido a serra dosestudos  Panatis, na cidade de Marcelino Vieira. O primeiro que conheci, mora no Extremoz, depois topei  com uma família na aldeia de Camurupim, na Baia da Traição. Eram bem diferentes dos tupis. Mais alto, pescoço curto, olhos salientes, cabeças muito redondas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário