quarta-feira, 13 de junho de 2012

Felipe Camarão na Baia da Traição

     Esta formosa praia paraibana, dentro de uma cidade situada na Terra Indígena potiguara. É um sítio grande de valor histórico para nosso e nosso herói estadual, Dom Antônio Felipe Camarão. Em 1598 as tropas pernambucanas chefiadas por Mascarenhas Homem, se reuniram neste aldeamento potiguara, com as tropas paraibanas que vinham ao Rio Potengi, construir uma Fortaleza e combater os piratas franceses.
     Felipe Camarão tinha 25 anos e morava na aldeia de Muçuí, em Pernambuco, como chefe de uma tropa indigena orientada pelo padre Jesúita Manoel de Morais. Em 1625 os holandeses haviam já a um ano, conquistado Salvador, porém capitularam sem saber que  a Companhia das Índias Ocidentais fizeram zarpar uma esquadra para socorre-los. E esta chegando na Paraíba é avisada da rendição e aporta na Baia da Traição por um mês.
     Felipe Camarão vem de Pernambuco, mas chega depois que os holandeses haviam partido. Jaguararí, tio de Felipe è acusado de colaborar com as inimigos e é ele própio que o traz preso para o Fortaleza dos Reis, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário